Código de Conduta do Fornecedor

Este Código de Conduta do Fornecedor descreve as expectativas da Velcro Industries e de seus afiliados (coletivamente “VELCRO”) nas áreas de integridade dos negócios, práticas laborais, saúde e segurança do trabalhador, e gestão ambiental. Fornecedores, vendedores, contratantes, consultores, agentes e demais provedores de bens e serviços (coletivamente “Fornecedores”) que realizam negócios com a VELCRO devem cumprir o presente Código de Conduta do Fornecedor. Assegure-se de que seus funcionários conhecem nosso Código de Conduta do Fornecedor. O Código de Conduta do Fornecedor da VELCRO tem a função de complementar as outras políticas e padrões da VELCRO nele referidas. A observância dos princípios contidos neste Código de Conduta do Fornecedor é adicional a quaisquer outras obrigações contratuais que o Fornecedor possa ter com a VELCRO previstas em qualquer ordem de compra, serviço ou acordo de fornecimento entre a VELCRO e o Fornecedor que se aplique à provisão de bens e serviços à VELCRO. O Código de Conduta do Fornecedor da VELCRO foi traduzido em várias línguas e pode ser descarregado da página da VELCRO para distribuição em sua organização conforme mais se adequar.

Princípios de Conduta de Negócios
A VELCRO espera que seus Fornecedores conduzam negócios com ética, em conformidade com a lei, de forma íntegra, honesta e transparente, e adere aos seguintes princípios:

  1. Cumprir a Lei. Os Fornecedores operarão seus negócios em conformidade com todas as leis, normas e regulamentações vigentes dos países em que eles operam seus negócios.
  2. Proibir a exploração do trabalho infantil. Os Fornecedores empregarão somente trabalhadores que atendam às exigências legais vigentes sobre idade mínima definidas por lei ou regulamentação nacional, e seguirão os padrões da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Permitir trabalho infantil que interfira negativamente na possibilidade de as crianças frequentarem a escola, ou permitir trabalho que as exponha a ricos físicos indevidos que podem prejudicar seu desenvolvimento físico, mental ou emocional é proibido.
  3. Proibir toda forma de trabalho forçado ou obrigatório. Os Fornecedores não farão uso de nenhum tipo de trabalho abusivo, coagido ou forçado, nem de escravidão ou servidão, e não se utilizarão de castigos físicos, ameaças de violência ou outras formas de abuso físico, sexual, psicológico ou verbal como método de disciplina ou controle.
  4. Garantir salários, horas de trabalho e benefícios justos. Os Fornecedores garantirão que as horas de trabalho, os salários e os benefícios sejam compatíveis com os padrões da lei e do setor, incluindo aqueles que se referem a salário mínimo, horas extras, outros elementos de remuneração e benefícios obrigatórios por lei.
  5. Incentivar uma força de trabalho diversificada e proporcionar um ambiente de trabalho livre de discriminação. Os Fornecedores tomarão decisões empregatícias com base nas qualificações, competências, desempenho e experiência, e não em características ou crenças pessoais.
  6. Respeitar o direito dos trabalhadores à liberdade de associação e negociação coletiva, de acordo com as leis do lugar. Os fornecedores respeitarão os direitos dos trabalhadores de participar ou abster-se de sindicatos e os direitos de liberdade de negociação coletiva, nos locais onde a lei conferir tais direitos.
  7. Garantir condições de trabalho seguras e saudáveis. Gerenciar proativamente os riscos à saúde e à segurança para proporcionar um ambiente livre de incidentes, onde exista prevenção contra lesões e doenças ocupacionais. Além disso, os Fornecedores oferecerão água potável e sanitários adequados, saídas de emergência e equipamentos essenciais de segurança contra incêndio, kits de primeiros socorros e plano de resposta a emergências, incluindo ambientais, médicas e de incêndio.
  8. Executar operações cuidando do meio-ambiente. Os Fornecedores respeitarão todas as leis e regulamentações ambientais vigentes, e considerarão, em suas operações, oportunidades de conservação de recursos naturais, reciclagem, redução na fonte e controle da poluição para garantir um ar e uma água mais limpos e para reduzir os resíduos em aterros sanitários.
  9. Competir de forma justa pelos negócios da VELCRO. Os Fornecedores cumprirão as leis vigentes relacionadas a suborno e corrupção, concorrência, e detenção e uso de direitos de propriedade intelectual. Oferecer, fornecer ou aceitar subornos, propinas ou qualquer coisa de valor para garantir vantagens comerciais indevidas enfraquece a livre iniciativa e a essência da competição. Além disso, solicitar ou realizar acordos ou tratados com clientes, fornecedores, oficiais do governo ou outros terceiros para garantir um benefício pessoal ou uma vantagem comercial através por meios indevidos ou ilegais é estritamente proibido.
  10. Observar as políticas da VELCRO sobre presentes e entretenimento e conflitos de interesse no trato com os funcionários da VELCRO. Os Fornecedores estão proibidos de oferecer ou dar presentes para os funcionários da VELCRO, o que viola as Políticas sobre Presentes e Entretenimento e as Políticas sobre Conflito de Interesse da VELCRO. Note que essas políticas se aplicam a TODOS os funcionários e departamentos da VELCRO. Um funcionário da VELCRO NUNCA solicitará de você presentes ou entretenimento, e você NÃO deve fornecer presentes/entretenimento a nenhum funcionário ou departamento da VELCRO. A violação dessas políticas pode influenciar negativamente nas decisões comerciais da VELCRO ou resultar em uma vantagem injusta. Tal violação pode resultar na perda imediada todos os negócios, atuais e futuros, da VELCRO.

Aplicação a Subcontratantes
O Código de Conduta do Fornecedor também aplica-se a qual(is)quer subcontratante(s) do Fornecedor que sejam provedores de bens ou serviços ao Fornecedor. O Fornecedor é totalmente por assegurar o compromisso de cada subcontratante que se fosse o compromisso do próprio Fornecedor.

Auditoria
Com aviso prévio, a VELCRO pode conduzir auditorias de rotina para verificar a conformidade do Fornecedor com o Código de Conduta do Fornecedor. A VELCRO reserva-se o direito de auditar subcontratantes do Fornecedor por conformidade com o Código de Conduta do Fornecedor da VELCRO e o Fornecedor adequará a auditoria da VELCRO conforme solicitado.

Caso de Violação
Se o Fornecedor não seguir o Código de Conduta do Fornecedor, a VELCRO pode solicitar que o Fornecedor aplique um plano de ação corretiva para sanar esse não cumprimento dentro de um período de tempo determinado (a ser providenciado por escrito pela VELCRO). Se o Fornecedor falhar em seu compromisso com o plano de ação corretiva, a VELCRO poderá cortar suas relações comerciais, inclusive suspendendo a atribuição de ordens futuras e potencialmente encerrando a produção em andamento. A VELCRO reserva-se o direito de responsabilizar o fornecedor por custos moderados de investigação de não conformidade.

A VELCRO recomenda ao Fornecedor que utilize os mecanismos de comunicação que seguem se o Fornecedor tiver conhecimento de que um funcionário da VELCRO está envolvido (ou envolveu-se) em condutas que violam qualquer uma das políticas da VELCRO referidas neste documento:

E-mail: compliance@velcro.com

© Copyright 2017  Velcro Industries B.V.